Dia 28 de Novembro realizam-se em Évora a 5ª edição das "Conferências do Cenáculo".
Estas conferências realizam-se anualmente e, dão continuidade à colaboração iniciada em 2004 entre a Biblioteca Pública de Évora e o CIDEHUS.UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora). Têm tido até à data modelos diferentes, mas integram sempre o contributo de investigadores de Unidades de Investigação da Universidade de Évora que se dedicam à investigação sobre fundos e questões relacionadas quer com a BPE em particular, quer com as bibliotecas em geral. Para além de apresentar uma reflexão sobre os estudos realizados, estas conferências sugerem igualmente pistas e caminhos para investigações futuras. É, de certo modo, uma forma de prestar contas, ou uma devolução dos conhecimentos adquiridos e das experiências recolhidas, à BPE, aos utilizadores, aos estudantes e à cidade.
Vivemos tempos em que a leitura não é ainda geralmente encarada como uma actividade reservada aos tempos de lazer ou recreativa, mas instrumentalizada como uma forma de obter informação ou conhecimento destinado a ser provado em ambiente educativo formal, tal como a alfabetização foi, durante um longo período, um instrumento de aprendizagem e capacidade valorizada na obtenção de uma posição social positivamente considerada. Importará discutir e demonstrar como estas vertentes da leitura são valorizadas na sociedade actual e verificar se o mesmo valor está a ser atribuído à leitura de lazer. Será importante saber que a par de uma valorização das competências leitoras, passíveis de serem ensinadas, se poderá também promover o prazer na actividade de leitura. Neste contexto importa também discutir o papel desempenhado pelos diversos tipos de bibliotecas, que operam em diferentes contextos, com públicos também eles muito diferenciados: desde os bebés ao público adulto e desde os alunos das escolas aos internos das prisões. Pretende-se assim responder a algumas questões sobre práticas de promoção da leitura em biblioteca: como se concretizam, que modalidades, como se articulam com outras instituições, como se praticam e como se utilizam? Quais os factores que poderão ajudar ou dificultar o seu desenvolvimento? E que competências deverão ter os profissionais que trabalham neste campo? E ainda: qual é o enquadramento institucional da promoção da leitura a nível nacional? Estas V Conferências do Cenáculo, independentemente de algumas participações específicas, têm uma contribuição muito importante do trabalho feito na Universidade de Évora no contexto do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação.
Aceder: PROGRAMA Ficha de Inscrição
Fonte do texto e imagens: Biblioteca Municipal de ÉvoraEtiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Bibliotecas Públicas, Conferências Congressos e Afins, Eventos, Promoção da Leitura |